O filme “Murtosa”, produzido para o Museu Municipal da Murtosa, foi o grande vencedor do “Public Choice Award” do “Museum in Short” promovido pela European Museum Academy na edição de 2016. Este é um dos mais importantes festivais internacionais que premeia os melhores filmes promocionais de museus e exposições de toda a Europa.

O anúncio foi feito no presente mês de julho, na “24th General Conference of the International Council of Museums”, que teve lugar no “MiCo – Milano Congressi”, na cidade italiana de Milão. O filme “Murtosa” foi o escolhido, numa votação on-line, pelo público europeu, num universo de 18 filmes pré-seleccionados para a final sendo o único filme português seleccionado para a final. E, acabaria por ser o grande vencedor do público com a maior votação on-line o que permitiu que o juri não tivesse dúvidas na hora de exercerem o voto final.

A cerimónia de 2016 decorreu no Centro de Congressos de Milão em Julho corrente num dos mais importantes festivais internacionais que premeia os melhores filmes promocionais de museus e exposições de toda a Europa em que cada município poderia apenas submeter um trabalho audiovisual.


“O vídeo, que apresenta, de forma profundamente bela e sensorial, o território da Murtosa e foi realizado por Sérgio Pereira (QUE CENA) e produzido pela “GLORYBOX” para o Município da Murtosa, no âmbito dos conteúdos da COMUR- Museu Municipal, um espaço museológico dedicado à indústria conserveira murtoseira de enguia, única em toda a península ibérica”. -CM Murtosa

“O troféu veio para Portugal e para a Murtosa! Obrigado ao Sérgio Pereira, Paulo Celso Monteiro e Bruno Baessa por esta maravilha de vídeo que mostra a beleza da nossa terra aos visitantes do nosso museu!” – Januário Cunha – Vice-Presidente do Município da Murtosa.